E-book: Lives da despertar durante a pandemia

Durante os meses iniciais de pandemia, com as escolas fechadas e na solidão de seus lares, as pessoas começaram a buscar umas as outras, a utilizar novas formas de encontros e a produzir e trocar conteúdos em uma velocidade jamais vivenciada no mundo da educação. As fronteiras físicas já não existiam e o tempo já não era mais um problema para os que buscavam informação, inspirações, conexões e suporte para atravessar um período tão longo e crítico.

Nos sete meses em que a Despertar esteve fechada, novos e importantes encontros foram acontecendo, e acabaram resultando em um programa semanal de lives, que aconteciam sempre no entardecer dos tantos domingos da quarentena 2020.  Não foi algo planejado ou com grandes estratégias de divulgação, mas esses momentos de trocas foram tomando corpo e acabaram se transformando em algo esperado e muito apreciado por nossa comunidade

escolar e por tantos outros amigos que fomos conhecendo e nos aproximando nesse delicado período. Grande parte dessas lives com educadores, pesquisadores, profissionais da saúde, artistas, poetas, pais e tantas pessoas interessantes e inspiradoras estão disponíveis em nossas mídias sociais (instagram e no youtube). Neste ebook, reunimos alguns destaques das falas trazidas nessas conversas para marcar esse momento para a posteridade. Nosso agradecimento a todos os amigos que estiveram conosco nesse momento, assistindo, participando e dando força para que juntos conseguíssemos realizar essa travessia!

A Escola Despertar

A Despertar foi fundada em Dezembro de 2001 pelas sócias Juliana  Friedrich e Paula Baggio. No ano de 2012 inaugurou a sede que ocupa hoje, concretizando o sonho de um espaço projetado e construído para atender as necessidades das crianças e da comunidade, tendo como base as experiências e conhecimentos adquiridos ao longo destes anos.

A Escola se inspira na filosofia italiana disseminada por Lóris Malaguzzi e acredita que as crianças são protagonistas em seu processo de aprendizagem. Para dar consistência às práticas cotidianas, investimos fortemente na formação continuada da equipe, na reflexão, pesquisa, documentação, compartilhamento das aprendizagens, no trabalho muito próximo às família e no aprimoramento constante da gestão. Fundamentamos nossas ações em um tripé formado por Escola – Família – Crianças.

Atuar na formação de crianças e adultos, valorizando o relacionamento Família – Escola – Comunidade e o protagonismo infantil, em um ambiente de aprendizagens e experiências significativas.

Ser uma Escola de Educação Infantil referência em qualidade na gestão do conhecimento e na contribuição social

Aprender, Conviver, Proteger e Sentir