Perguntas frequentes

P: A partir de que idade e até qual idade as crianças são admitidas na escola?

R: A partir de 1 ano.

P: Quantas crianças há em cada turma?

R: As turmas começam no Nível 1 com 10 crianças.  Nos demais níveis as turmas tem em média 15 crianças.

P: Qual é o tamanho das salas de aula?

R: Em média nossas salas tem 28 metros quadrados.

P: Como a Despertar está em relação a vagas nas turmas?

Nos últimos anos, tem sido muito difícil atender a toda a demanda por vagas. Temos uma lista de espera bastante extensa, e o ideal é colocar o nome do aluno o mais cedo possível, de preferência ainda durante a gravidez.

P: Quais os critérios utilizados para preencher as vagas para os novos alunos?

R: Critérios:
1 – Aluno da Despertar que deseja mudança de turno ou matrícula no turno integral.
2 – Irmão de aluno.
3 – Irmão de ex-aluno.
4 – Lista de espera – por ordem de inscrição.

P: Irmão de aluno recebe desconto na mensalidade?

R: Não dispomos de descontos para irmãos.

P: A alimentação é oferecida pela escola? Onde é preparada?

R: Sim, a escola oferece o lanche da manhã, o almoço, o lanche da tarde e a janta. Os alimentos são produzidos em nossa cozinha e o cardápio elaborado pela nutricionista é disponibilizado aos responsáveis.

P: A escola oferece área externa?

R: A escola possui diversos ambientes externos que incluem pátios e quadra de esportes no térreo e sacadas, terraços e pergolados no segundo e terceiro andar.

P: Quantos educadores trabalham em cada turma?

R: Nas turmas até o nível 3 (3 e 4 anos) temos 3 educadores por turma. Nos níveis 4 e 5, são 2 educadores por turma. Contamos com educadores volantes, que são deslocados para as turmas que necessitam de atendimento extra ou de substituição temporária.

P: O que é oferecido no curso regular?

R: No turno da manhã, temos aulas de inglês diárias e semanalmente psicomotricidade. No turno da tarde, oferecemos psicomotricidade, inglês semanalmente. Música, culinária e higiene bucal também fazem parte do nosso currículo conforme o planejamento da turma.

P:  Qual é a experiência educacional e a qualificação dos profissionais envolvidos na educação de meu filho? Eles recebem treinamento pela escola?

R: Nossos profissionais possuem a formação exigida pela legislação vigente. Os professores possuem formação em cursos de pedagogia ou magistério e os educadores assistentes realizaram cursos específicos para a função. Os demais profissionais da Escola possuem a formação exigida para a sua área de atuação.

P: Há comunicação constante com os pais, mantendo-os informados sobre o desenvolvimento dos filhos?

R: Realizamos um acompanhamento diário de refeições que é disponibilizado na entrada da escola. A escola fornece uma agenda, que deve acompanhar o aluno diariamente. Semanalmente enviamos para a casa um resumo das atividades realizadas e mensalmente realizamos uma documentação sobre o projeto da turma.
Realizamos reuniões semestrais individuais com os responsáveis pelo aluno, além de encontros trimestrais com os responsáveis da turma.

P: Que valores e linhas pedagógicas guiam o programa e os educadores da escola?

R: Seguimos as ideias de Loris Malaguzzi, idealizador da proposta italiana de Reggio Emilia. Ela se baseia na valorização do protagonismo infantil, na escuta das crianças e na participação ativa das famílias. Veja mais em nosso Projeto Político Pedagógica, disponível neste site para download em nossa página inicial.

P: Há preocupação em oferecer um ambiente seguro e saudável à criança?

R: Nossos ambientes foram planejados especialmente para a educação de crianças pequenas. Todas as salas são bem arejadas e os móveis e objetos são especiais para a faixa etária que está utilizando o ambiente.

P: A escola oferece inclusão para atender alunos com necessidades especiais?

R: Atendemos todas as crianças de 1 a 6 anos, independente das necessidades que elas possuem. A inclusão é realizada de modo natural, com a parceria da família e dos profissionais que atendem a criança.

P: Há políticas preestabelecidas de procedimento sobre disciplina, refeições, medicação, urgências, controle sanitário, controle de saída etc.?