Quem somos

A Escola Despertar

A Despertar foi fundada em Dezembro de 2001 pelas sócias Juliana Friedrich e Paula Baggio. No ano de 2012 inaugurou a sede que ocupa hoje, concretizando o sonho de um espaço projetado e construído para atender as necessidades das crianças e da comunidade, tendo como base as experiências e conhecimentos adquiridos ao longo destes anos.

A Escola se inspira na filosofia italiana disseminada por Lóris Malaguzzi e acredita que as crianças são protagonistas em seu processo de aprendizagem. Para dar consistência às práticas cotidianas, investimos fortemente na formação continuada da equipe, na reflexão, pesquisa, documentação, compartilhamento das aprendizagens, no trabalho muito próximo às família e no aprimoramento constante da gestão. Fundamentamos nossas ações em um tripé formado por Escola – Família – Crianças

Visão

Ser uma Escola de Educação Infantil referência em qualidade na gestão do conhecimento e na contribuição social.

Educação Infantil – A primeira etapa da educação básica tem papel primordial no desenvolvimento de uma criança. A primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas, a formação do caráter e a consolidação de principais crenças e valores.

Gestão do Conhecimento – É um processo sistemático, articulado e intencional de criação, renovação, identificação, aplicação e disseminação de conhecimento. Um processo dotado de propósito e relevância para a vida das instituições, do capital humano e intelectual.

Contribuição Social – Que o impacto de nossas ações influencie nossas crianças, famílias, colaboradores e comunidade como um todo, num processo constante de colaboração para o bem viver consigo, com o outro e com o mundo ao seu redor.

Missão

Atuar na formação de crianças e adultos, valorizando o relacionamento Família – Escola – Comunidade e o protagonismo infantil, em um ambiente de aprendizagens e experiências significativas.

Aprender
Resgatamos histórias, geramos conhecimento.
Ao ensinar, aprendemos.
Quando brincamos, nos transformamos.
Uma eterna descoberta.

Conviver
Acreditamos na arte do encontro, na ética das relações.
Temos respeito, escuta.
Queremos diversidade e transparência.

Proteger
Quando nos sentimos seguros, estamos inteiros, nos abrimos para o novo.
Acolher permite crescer.

Sentir
Existe algo que vem do afeto, do deixar-se afetar.
Pela beleza, simplicidade, por novas possibilidades e experiências.