Gestão do conhecimento

TRÊS PILARES DA NOSSA GESTÃO

Formação Continuada

Acreditamos que os educadores devam estar sempre aprendendo, pesquisando e aprimorando-se. Nosso plano de formação continuada consolida princípios pedagógicos, valores e práticas de gestão da qualidade, construindo espaços de aprendizagem coletiva, trocas de experiências e crescimento pessoal. Todos os colaboradores participam do plano de formação oferecido pela Escola, que compreende reuniões semanais, treinamentos semestrais, curso intensivo de carnaval, entre outros. Além de nossas formações internas, oferecemos  cursos externos e incentivamos a participação em seminários, congressos e eventos relacionados à área de Educação. A Escola atua como parceira em diversas publicações nacionais e internacionais, tendo já realizado em parceria com os colaboradores algumas publicações sobre a Educação e a nossa proposta pedagógica.

Memória Organizacional

Nosso acervo possibilita que o conhecimento construído na Despertar desde a sua fundação, em 2002, seja retido, organizado e preservado como memória organizacional, para que possa ser compartilhado com a nossa comunidade.  Ele auxilia na tarefa de construção e disseminação permanente do conhecimento, através da organização dos registros e  dos documentos produzidos. Registramos as vivências através da escrita, fotografia, áudio e vídeo. Consideramos fundamental compartilhar experiências e produções com as Famílias, crianças, educadores e comunidade através de diálogos, reuniões, documentações, portfolios e relatórios. Todo este material é organizado em nosso acervo garantindo subsídios para as documentações, acesso à nossa memória e a todo o conhecimento já produzido na Escola.

Socialização do Conhecimento

Acreditamos e valorizamos a responsabilidade de compartilhar, com famílias, educadores, gestores e outras instituições da sociedade, a tarefa de educar nossas crianças.

Desejamos que o impacto de nossas ações influencie pessoas da nossa rede de relações, em um processo constante de colaboração para o bem viver consigo, com o outro e com o mundo ao seu redor.

Por este motivo adotamos o conceito de gestão do conhecimento, um processo sistemático, articulado e intencional de criação, renovação, identificação, aplicação e disseminação de saberes.

Tudo isto articulado a partir de ações dotadas de propósito e relevância para a vida da instituição e contribuindo para criação de identidade e cultura, em especial a Cultura da Infância e seu protagonismo. A intenção é compartilhar todas essas aprendizagens com a nossa comunidade.

Nossas ações incluem reflexões frequentes e trocas de experiência entre diferentes públicos, seja através de palestras, reuniões, encontros, visitas, seminários e, principalmente, no cotidiano da vida escolar.