Proposta pedagógica
Institucional
Princípios Fundamentais
Nossas ações são embasadas na reflexão sobre as inúmeras maneiras de compreender as crianças e de documentar suas descobertas. É importante considerar todo o contexto de desenvolvimento infantil, investindo nas relações entre a Escola e a Família e na busca de um projeto compartilhado de educação, pensando na criança como habitante de uma cidade, cidadã do mundo. 

Inspiramos nossas práticas nas propostas italianas das cidades de Reggio Emilia e de San Miniato, dos autores Loris Malaguzzi e Aldo Fortunati, respectivamente . Conheça maiores detalhes sobre a proposta em nosso PPP
 
Para compreender nossa proposta destacamos nossos quatro pilares:

Espaço de Relações e Escuta
É uma atitude sensível, atenta e contínua do educador para compreender as necessidades, os conflitos, os interesses que as crianças manifestam, percebendo detalhes e estabelecendo conexões entre estes conhecimentos e as ações a serem planejadas e concretizadas nas práticas cotidianas. 

Relação Família, Escola e Comunidade

Protagonismo Infantil
A criança traz consigo diversos conhecimentos prévios e curiosidades, imprimindo suas intenções a cada gesto, movimento e interações. Acreditamos na sua potencialidade e capacidade de traçar seu próprio percurso de aprendizagem ancorado na mediação sensível e cuidadosa do adulto.

Ambiente Educador
O modo como o espaço da Escola é planejado e organizado reflete nossas escolhas e concepções pedagógicas.  O ambiente favorece as relações de cooperação, conflito, disputa, trocas e aprendizagens, construindo uma identidade coletiva, resgatando a história de seu grupo, registrando trajetórias e constituindo memórias. 

 Outras conceitos importantes

Aprendizagem
Seguimos uma linha teórica sócia interacionista na qual as crianças desenvolvem com autonomia suas próprias estratégias de aprendizagem. Na interação com o outro e com o ambiente, recorrem às mais diversas formas de pesquisa e de linguagens, que contribuem para o seu desenvolvimento global. 

Educador
Um adulto que se compromete com uma proposta educativa baseada na leitura de contextos, no respeito e valorização das singularidades e na promoção de relacionamentos autênticos e gratificantes. O professor pesquisa, planeja, realiza, observa e registra experiências significativas, oferecendo continuidade para novas oportunidades de aprendizagem.

Múltiplas linguagens
Valorizamos as inúmeras linguagens utilizadas pelas crianças em sua interação com o mundo. Além da fala, escrita e representações gráficas, outras linguagens, como gestos, olhares, rumores, comportamentos, produções, estados de saúde, brincadeiras e jogos, são utilizadas pelas crianças para expressar seus sonhos, temores, curiosidades e sentimentos.

Documentações e registros
Registramos as vivências através da escrita, fotografia, áudio e vídeo. Consideramos fundamental compartilhar experiências e produções com as Famílias, crianças, educadores e comunidade através de diálogos, reuniões, documentações, portfólios, relatórios. Todo este material é organizado em nosso acervo garantindo subsídios para as documentações, acesso à nossa memória e a todo o conhecimento já produzido na Escola. 

Currículo
Nosso currículo dá enfoque às crianças e às suas relações e por isso é concebido como algo em constante construção, articulando e produzindo aprendizagens que acontecem no encontro entre os sujeitos, a sociedade e a cultura. Evidencia a maneira como a Escola pensa e propõe as ações do seu cotidiano considerando diversos contextos e nossos conceitos pedagógicos. 

Formação Continuada
Valorizamos a premissa de que quem ensina é quem mais precisa aprender.  O plano de formação na Despertar consolida princípios pedagógicos, valores e práticas de gestão da qualidade, construindo espaços de aprendizagem coletiva, trocas de experiências e crescimento pessoal.  

Projetos Pedagógicos
Os Projetos surgem à medida que o professor identifica curiosidades ou necessidades das crianças. Ele lança hipóteses, desafios, elabora as estratégias de trabalho com o grupo, troca ideias com colegas, esboçando os possíveis percursos de aprendizagem. A sensibilidade e a flexibilidade do professor são essenciais para o desenvolvimento do Projeto.
As aprendizagens decorrentes dos projetos fazem sentido para as crianças e por isto permitem que cada uma construa sua história de “vida escolar” com alegria, conflitos e muitas aventuras. Esse entusiasmo alimenta o prazer pela descoberta e a capacidade de maravilhar-se com o novo!

Ateliê

O Ateliê é mais do que um espaço, ele é um conceito vivenciado por todos nos diversos ambientes da Escola.
 
 Nesta abordagem, a intenção é promover situações que sensibilizem o gosto e o sentido estético, o encantamento pela descoberta e a pesquisa, através de explorações e experimentações individuais e coletivas. É uma proposta que fortalece nossa crença na criança capaz, repleta de potencial criativo, desejo e direito de expressar suas ideias através de muitas linguagens.  
 
Cores, luzes, texturas e materiais desestruturados convidam crianças e adultos a explorar sua curiosidade e expressar sua criatividade, sem fronteiras. Aqui, o certo e o errado dão passagem para a experimentação e a criação, onde o impossível é apenas mais uma possibilidade. É um local onde as crianças podem se tornam mestres de todas as linguagens, explorando e combinando diversos materiais, instrumentos e técnicas, relacionando experiências, conhecimentos e projetos em andamento.
 
Os materiais se transformam em veículo para expressar e comunicar os processos de aprendizagem das crianças. Durante as atividades, os educadores investigam, questionam e registram a maneira como as crianças percebem, sentem e aprendem com as diversas propostas vivenciadas.
 

Programa Bilíngue

As aulas de inglês acontecem diariamente para os alunos do turno da manhã desde o primeiro nível, ou seja, a partir de 1 ano de idade e no turno da tarde, a partir do nível 3,  ou seja, dos 3 anos. Os professores de inglês interagem com as crianças durante 45 minutos, apresentando o novo idioma.

A língua inglesa é introduzida às crianças de maneira natural, durante a rotina da Escola, que pode compreender tanto momentos da turma em sala de aula, como experiências realizadas nos demais ambientes, como os pátios, salões ou refeitório. O novo vocabulário é apresentado no decorrer das atividades, e, desde o início, as frases de comando vão sendo compreendidas pelas crianças com muita naturalidade.  Ao longo dos meses, as primeiras palavras neste idioma vão surgindo de maneira espontânea através dos diálogos entre as crianças e das músicas, que elas logo memorizam divertindo-se com seus ritmos, fonemas e coreografias. Durante as atividades do programa bilíngue, utilizamos recursos como cartões com imagens, livros, fantoches, culinária, músicas, materiais diversos do nosso Ateliê e muitos outros.

Visando a participação das famílias nas atividades da Escola, mensalmente enviamos para os responsáveis um pequeno Report com o relato das atividades mais significativas acompanhado de imagens que ilustram a nossa prática. Seguindo essa mesma abordagem, oferecemos periodicamente a oportunidade das famílias participarem de um momento da rotina com as crianças e os educadores, vivenciando, assim, o dia a dia de seus filhos no programa bilíngue da Despertar.

 
 

 
 
 
 
 
 

 
 

 

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