Estrutura
Institucional
Estrutura
Entrada na escola
Todas as pessoas que chegam na Escola são recebidas no portão pelos porteiros. Após o portão, a entrada se transforma no pátio da frente, onde atividades e brincadeiras acontecem.
 
 
Recepção
Está localizada logo na entrada da Escola. Neste local, as recepcionistas recebem as Famílias e as crianças, e encaminham ao local onde está o grupo. Fornecedores e visitantes devem se identificas e aguardar atendimento
  

Pátio interno
O pátio interno o lugar que integra todos os espaços da Despertar, da direção e secretaria ao refeitório e pátios. É o coração da Escola, um local alternativo para festividades, exposições, brincadeiras livres e dirigidas, teatros, fantasias, rodinhas e outras explorações com as crianças.
Este amplo espaço, com pé direito triplo e com muita luminosidade, foi pensado buscando o maior conforto das crianças. Possui piso aquecido e mobiliário especialmente projetado para estimular nossos pequenos, tais como: prisma de espelhos, teatro de fantoches e camarim.
Neste ambiente também  acontecem exposições de produções e documentações, confraternizações, apresentações de fotos e notícias transmitidas em uma televisão estrategicamente instalada de maneira bem visível na lateral da rampa.

É o espaço intermediário que acolhe e possibilita o diálogo entre a comunidade e a Escola, o externo e o interno, o público e o privado. Neste amplo ambiente, todos são convidados a participar desta linda experiência que é a convivência entre crianças e adultos (PPP Despertar 2011).

     

Secretaria, direção e sala de reunão
Estão localizadas junto ao pátio interno, com fácil acesso para todos. Seguindo nossa configuração atual, as pessoas que trabalham neste ambiente têm uma visão geral do funcionamento da Escola. 
Crianças que chegam à Escola dormindo, ou cujos Pais virão buscá-las antecipadamente (motivos de compromissos, febres, machucados ou outros), também contarão com um espaço especial para seu acolhimento neste ambiente.
Junto a este local, encontram-se três salas destinadas ao estudo dos educadores, reuniões de equipe e entrevistas com famílias e visitantes. 

Pátios
 

  
• Pátio grande (fundos)
É composto por cachoeira para brincadeiras de verão, palcos para apresentações ao ar livre, pistas para motocas, escorregadores, zona de aventuras, pergolado com pia para atividades com água e caixas de areia. Pátio verde anexo ao pátio principal, para estar junto a natureza.

  

• Quadra esportiva
Neste espaço aberto, além de atividades livres das turmas, podem ser realizadas atividades especializadas, tais como: futebol, capoeira, música, psicomotricidade, dança, etc.
 

Pátio da frente
É composto por: decks em frente ao salão e ao ateliê, ponte e balanços. Durante os turnos este espaço é utilizado pelas turmas para brincadeiras livres ou dirigidas. 
Nos horários de saída dos turnos, parte deste pátio destina-se ao uso exclusivo das crianças que já foram retiradas de suas turmas e estão acompanhadas por seus Pais ou responsáveis. O deck em frente ao salão é utilizado pelas turmas em sua rotina de final de turno, e também nos aniversários.
 Os adultos que utilizam esse pátio no final do turno são responsáveis pelo cuidado de suas crianças.

Cozinha
De nossa cozinha saem todos os alimentos produzidos na Escola. Ela é interligada ao refeitório por uma ampla janela que facilita a comunicação e funcionamento destes espaços. Os alimentos são transportados da cozinha ao refeitório em carrinhos de apoio. Este ambiente é de uso exclusivo da cozinheira, auxiliar e nutricionista.

Refeitório crianças
O refeitório, localizado junto ao pátio interno, tem capacidade para 72 crianças por turno. Ele foi projetado de maneira que seja um local central, que se comunica com diversos ambientes e de onde se pode visualizar as atividades que estão acontecendo na Escola. É um ambiente que proporciona a convivência e a interação das diversas turmas e dos colaboradores da Escola. 
Fora dos horários das refeições, o refeitório poderá servir como local para atividades culinárias ou outras atividades planejadas.
 
Copa
Local destinado às refeições dos colaboradores, para apoio dos Pais que festejam o aniversário de seu filho na Escola e para o grande churrasco Farroupilha. Contém equipamentos de cozinha como: micro-ondas, geladeira, fogão, pia, mesa, armários e utensílios em geral. Possui acesso direto ao salão.

Salão
É utilizado para atividades especializadas das turmas de Nível 1, para aniversários de alunos, atividades livres e encontros com os Pais. Conta com ar condicionado, luminárias coloridas especiais, equipamentos de áudio e vídeo. Possui comunicação com a copa e saída direta para o pátio da frente através do deck.

Ateliê
Local para expressar sensações e linguagens através da exploração de diferentes materiais e intervenções sensoriais. Neste espaço diferenciado, onde o pé direito é alto e as paredes favorecem a luminosidade através dos espaços envidraçados, encontram-se objetos da natureza (areia, pedras, folhas), texturas, sucatas limpas, tecidos, tintas e papéis coloridos, entre tantos outros materiais atrativos. 
Nosso ateliê possui ar condicionado, sistema de som, mesa de luz, cavaletes, pia, mesas de trabalho, entre outros objetos. É utilizado pelas turmas nas atividades organizadas pelos educadores, realizadas em pequenos grupos. Pode ser vivido como verdadeiro laboratório de experiências e transformações.

Aqui, o certo e o errado dão passagem para a experimentação e a criação, onde o impossível é apenas mais uma possibilidade. Cores, luzes e texturas, materiais desestruturados, refugos trazidos de casa, convidam crianças e adultos a mergulharem em um mar de criatividade sem fronteiras. Pode ser definido como um local onde as crianças tornam-se mestres de todas as linguagens (PPP Despertar 2011).

 
 

Biblioteca interativa 
Espaço organizado em um local de fácil acesso, entre a rampa e o Ateliê. Tem como objetivo estimular a leitura. Serão disponibilizados livros para o uso neste espaço ou para empréstimo. Os livros retirados para empréstimo deverão ser registrados na Recepção e a devolução também deverá ser feita à recepcionista.


Rampa
Principal acesso entre o térreo e o segundo andar. Esta rampa, dividida em quatro lances e com pouca inclinação, foi projetada especialmente para o uso das crianças, facilitando assim sua locomoção entre os andares. É uma zona de passagem, onde também podem ocorrer experiências, exposições e novas descobertas. Conta com portões de segurança tanto no início quanto no final de sua extensão.
É um espaço inusitado, que serve tanto para transitar pelos diferentes andares da Escola quanto para brincadeiras onde a aceleração, a força, a inclinação, a transparência e ainda, o aparecer e o desaparecer, são experiências lúdicas (PPP Despertar 2011).

Espaço de interação e pesquisa
Local tranquilo, especialmente planejado com livros, materiais e equipamentos para o uso dos educadores durante seu trabalho. Espaço diferenciado, concebido para a troca de experiências entre os educadores, pesquisa, formação, aprimoramento das práticas pedagógicas e de gestão da rotina escolar.

 

Biblioteca 
Espaço encantador e aconchegante localizado no 2º andar da Escola. Contém livros disponibilizados em móvel atrativo, zona de aconchego, televisão, utilizados em atividades planejadas pelas educadoras em momentos específicos.
Os grupos se sentem confortáveis e acolhidos, prontos para mergulhar em um universo de novas ideias, descobertas, aventuras e imaginação. Nela são desenvolvidas atividades mais tranquilas, como ler um livro, escutar uma história, pesquisar no computador ou assistir a um vídeo (PPP Despertar 2011).
 
Auditório
É utilizado para atividades especializadas das turmas, apresentações em geral, atividades livres e reuniões. Conta com ar condicionado, luminárias coloridas especiais, equipamentos de áudio e vídeo e iluminação de palco. É ligado a um amplo terraço.
Os ambientes de uso coletivo assumem diversas conotações educativas que privilegiam o encontro entre diferentes grupos da comunidade Escolar. São espaços amplos e versáteis, onde cenários e instalações podem acontecer sem interferis na rotina das crianças. Aulas especializadas, festas, reuniões, apresentações em geral também são realizadas nestes grandes ambientes (PPP Despertar 2011).

Banheiros infantis
Em todos os andares da Escola, contamos com banheiros infantis ao lado da escada. Além destes, localizado anexo à sala de repouso do primeiro andar, há um banheiro especial para crianças do Nível 1, com trocadores, cuba de banho e demais equipamentos para uso infantil.
No segundo andar existem, ainda, dois banheiros infantis ao lado da biblioteca e junto à sala de repouso do Nível 2, que também contam com trocadores, chuveiro e espaço para armazenar materiais de higiene das crianças.
  
 

Banheiros para adultos
Em todos os andares da Escola contamos com banheiros ao lado da escada, sendo que o do térreo possui condições de acessibilidade. 

Subsolo
Esta é uma área restrita a colaboradores e conta com zona de descanso, vestiário, banheiros, lavanderia e depósitos. 

Corredores
Local de trânsito tranquilo, com murais das turmas, mochileiros, exposições e visores que permitem visualizar as atividades nas salas de aula.
Conectam toda a vida presente na Escola, encantando a todos e convidando a criar novas formas de participação. Abrigam os pertences das crianças, permitindo que possam agir de forma autônoma mediante referências específicas, como murais das turmas, exposições, mochileiros e portas com visores que permitem observar as atividades no interior dos ambientes (PPP Despertar 2011).


Salas de aula
Pensando no conforto e bem estar das crianças e educadores, a Escola projetou salas amplas, arejadas, com placas de aquecimento, ventiladores, pias e permitindo acesso à área externa. Cada uma delas pode ser utilizada por duas turmas: uma no turno da manhã e outra no turno da tarde. 
As salas de aula foram organizadas com alguns ambientes especiais como a zona de conforto (leitura, cochilo, rodinha), a zona de imaginação (fantasias, cozinha, escritório) e a zona de desafio (blocos, brinquedos para subir e descer, mesa de atividades).
 

Salas de repouso
Estes locais são destinados ao descanso das crianças menores e também pode ser utilizado para realização de atividades planejadas pelas educadoras.
 
 
Espaços externos do prédio

Sacada 2º andar

É um local aberto, em meio à natureza, que facilita a comunicação e a interação entre as turmas. Nas extremidades existem agradáveis recantos com mesa, pia e balcão que podem ser utilizados para brincadeiras, jogos de mesa, desenhos, pinturas e atividades em geral.
Conectam o fora e o dentro, possibilitando atividades ao ar livre, mesmo quando não se está no pátio. Nelas, podemos sentir a brisa, o calor, os rumores e os cheiros da vida. Podemos observar sob outra perspectiva o que está acontecendo no exterior, no clube, na praça, na rua ou nos pátios da Escola(PPP Despertar 2011).

Terraço do 3º andar

Ampla área externa com acesso direto às salas de aula e Auditório.
Local para festividades, explorações, atividades em geral e brincadeiras livres.

Horta
Situada na parte dos fundos do terraço, conta com caixas especiais para plantio organizado de temperos e pequenos legumes, que serão semeados e cultivados junto com as crianças.

Pergolado
Local diferenciado, em meio à natureza, facilitador de encontros, atividades com os grupos e atividades com água. 

Partes de nosso PPP (Projeto Político Pedagógico) foram citadas nessa página. Caso deseje conhecer esse importante documento na íntegra, clique aqui
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Comentários

Parabéns pela estrutura administrativa e física da escola. Uma escola ter bem definidos os conceitos de Visão, Missão, Valores e Mapa Estratégico é a base para a qualidade dos serviços prestados. Um abraço. Fabiano Chaves

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